Novo material deixa telas de celulares ‘inquebráveis’

Cientistas apelidaram o novo equipamento de 'material milagroso' por manter a tela do smartphone intacta mesmo após os tombos

Por Oeste Mais

10/06/2017 10:10


Para que a ferramenta seja comercializada, alguns detalhes devem ser aprimorados (Foto: Istock/Getty Images)

Não é frustrante derrubar o celular e perceber que sua tela se quebrou? Mas essa sensação pode chegar ao fim em breve, devido a uma nova tecnologia, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Queen, no Canadá. A descoberta de um material que deixa as telas dos smartphones inquebráveis foi publicada pelo periódico científico ACS Nano.

 

O novo material tem propriedades físicas semelhantes ao silício. Contudo, possui maior durabilidade, flexibilidade e leveza. Batizado de C60, é feito de elementos químicos (grafeno e de nitreto de boro) cujas propriedades resultam na compatibilidade eletrônica com a tela touchscreens do celular. De acordo com os pesquisadores, o C60 tem produção fácil e pode ser fabricado em larga escala.

 

O uso do apetrecho também gera uma economia considerável na bateria do celular, uma vez que seu design foi otimizado para que o aparelho não dissipe energia. A novidade ainda não está pronta para uso e, segundo os cientistas, alguns reparos devem ser feitos antes que o dispositivo chegue ao mercado.

Da Veja


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.