Aplicativo que dá desconto em multas de trânsito tem baixa adesão de motoristas

Descontos de até 40% são dados a motoristas de Santa Catarina que utilizarem serviço

Por Oeste Mais

17/03/2017 18:58 - Atualizado em 18/03/2017 22:58


 Mesmo com possibilidade de desconto de 40% no valor da multa, o aplicativo criado para comunicar diretamente infrações a motoristas por meio da internet, sem envio por correio, teve baixa adesão nos primeiros quatro meses de funcionamento.

 

De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), 194,5 mil usuários foram cadastrados no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), entre 1º de novembro do ano passado e 28 de fevereiro. Entre os cadastrados, 185 mil são pessoas físicas e 9,5 mil são empresas.

 

O total é apenas uma fração minúscula dos mais de 60 milhões de motoristas habilitados no Brasil e da frota de 93 milhões de veículos. No entanto, a falta de interesse não vem só dos motoristas.

 

Até o final de fevereiro, apenas 5 dos 26 estados entraram no sistema de notificação eletrônica, além de Distrito Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).

 

Mesmo nos estados já aprovados - inclusive Santa Catarina - os motoristas podem receber os avisos de infrações cometidas apenas fora do estado de origem. As multas locais só estarão disponíveis a partir de abril.

 

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mais de 1,6 mil órgãos fiscalizam o trânsito no Brasil e podem aderir ao SNE. Até agora, pouco mais de 1% desse total mostrou interesse.

Aplicativo de notoficiação eletrônica dá desconto de 40% em multas (Foto: Divulgação/Serpro)

Falhas no app

 

Nos primeiros 4 meses de operação, 42.208 notificações foram enviadas aos cadastrados no sistema de notificação eletrônica. No entanto, alguns usuários reclamaram de problemas no aplicativo, principalmente para gerar o pagamento com desconto de 40%.

 

Também há muita confusão sobre quais multas podem chegar ou não pelo aplicativo, que está com avaliação de 3,1 estrelas na loja de dispositivos com sistema operacional Android (Google Play) e apenas 1,2 estrela na Apple Store, dos telefone com iOS.

 

O Serpro vem constantemente atualizando o aplicativo, que já está na versão 1.4, para resolver "bugs" e disse que ampliou o número de atendentes para resolver questões sobre o SNE.

 

Como faço para me cadastrar?

 

O sistema funciona por meio de um aplicativo para celular, que está disponível nas lojas para usuários Android (Google) e iOS (Apple). Basta procurar pelo aplicativo SNE, do Serpro. Também é possível se cadastrar no site do Serpro.

 

O cadastro exige placa do veículo, número do Renavam, CPF, e-mail, senha, número da CNH e seu código de segurança. Todas as informações são validadas na base do Renavam. Apenas o proprietário do carro pode cadastrar o veículo.

 

Para ter o desconto de 40% é preciso que o órgão autuador também esteja inserido no SNE. Além disso, ao optar pelo desconto de 40% o motorista precisa abrir mão de qualquer tipo de recurso ou defesa prévia, ou seja, ele admite eletronicamente que cometeu a infração.

 

Se o órgão que aplicou a multa não estiver no SNE, ou se você quiser entrar com recurso, ainda vale o abatimento de 20%, que também continua sendo praticado para quem recebe a multa por carta. Todos os descontos valem para o pagamento até a data de vencimento.

Auto Esporte


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.