Mantenha a boa forma mesmo com as festas de fim de ano

Por Reges Costa

22/12/2017 13:30




Na época em que se aumenta a ingestão calórica, não abandone os exercícios e evite o exagero nas frituras e no consumo de álcool. Mantenha o equilíbrio na dieta

 

Iniciando o mês das maiores festividades como podemos manter o projeto da boa forma e estilo de vida saudável e minimizar os prejuízos no final de ano? Vamos jogar fora todo esforço realizado ao longo do ano? Não! Tem confraternização do trabalho, almoços e jantares dos amigos e familiares que não estarão presentes na ceia de Natal... e o pior, são eventos que ocorrem durante a semana, de segunda à quinta-feira, e o final de semana ainda estará por vir.

 

Além de aumentarmos a nossa ingestão calórica com a oferta de preparações elaboradas e bebida alcoólica nas festividades, costumamos reduzir a prática esportiva para estar presente nos eventos e para a compra dos presentes.

 

Mas como podemos manter o equilíbrio entre não abandonar os nossos projetos (estilo de vida saudável, boa forma, barriga negativa, performance esportiva e etc...) e participar dos eventos? Seguem algumas dicas da nutricionista Cristiane Perroni para não perder o foco e assegura a boa performance nos treinos.

 

Encontre um horário para realizar exercício físico

 

Não deixe de treinar. Ajuda a diminuir o estresse do dia. Precisamos fazer o contrário, aumentar o nosso gasto calórico, já que iremos comer e beber mais do que o habitual. Aumente mais um dia de atividade física. Para aqueles que possuem acompanhamento individualizado converse com o seu treinador para adequar os treinos. Aproveite os dias mais claros e mais longos para fazer exercício.

 

Entre as festas de confraternizações mantenha o seu planejamento alimentar. Siga a sua rotina de alimentação, organize a sua semana, a compra dos alimentos\lanchinhos, já haverá muitas exceções, portanto organize os demais dias. Se o evento é à noite, mantenha o controle ao longo do dia até o momento do evento e faça negociações. Retome o programa alimentar como se nada estivesse acontecido. Volte ao controle e a organização.

 

Beba com moderação, lembrando que 1g de álcool possui 7 kcal

 

Uma lata cerveja (350ml) tem : 150kcal, e uma taça de vinho tinto (175ml): 140 kcal. Intercale a ingestão de bebida alcóolica com água. Cuidado com os petiscos de bar, evite as frituras, dando preferência a: espetinhos, brusquetas, carpaccios, ceviches, sanduiche de filé, caldinho de feijão, filé aperitivo.

 

Tente comer devagar, mastigando e degustando bem os alimentos

 

Existe uma comunicação entre o estômago e o cérebro que leva em torno de 15 a 20 minutos para sentirmos saciado. Lembrando que o prazer está na boca, quanto maior o tempo de contato do alimento na boca e na língua\papilas gustativas, maior é a sensação de prazer!

 

Não “tire férias” da academia e da dieta

 

Eles serão grandes aliados para minimizar os estragos das datas festivas. As comemorações de final de ano precisam ser negociadas, pois as datas realmente especiais ainda estarão por vir. A última semana do ano possui três encontros bem especiais, a ceia do dia 24, almoço de natal e ceia\ festa de virada de ano. Nestes eventos a comida possui simbolismo e tradições familiares, são preparações especiais feitas carinhosamente, portanto nestes dias é que devemos aproveitar e comer o que realmente gostamos, mas sempre com moderação e sem culpa.

 

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Reges Costa

Nutricionista Esportivo. Pós graduado em Nutrição Esportiva. Acadêmico de Bacharelado em Educação Física. Sócio proprietário da Performance Academia e Studio.

reges_costa@yahoo.com.br

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