Mitos e verdades sobre o limão

Por Reges Costa

09/02/2018 19:32 - Atualizado em 10/02/2018 09:51




Limão com água morna em jejum emagrece? Descubra agora!

 

Uma prática adotada por muitas pessoas que buscam perder peso é falar das propriedades dessa fruta rica em vitamina C.

 

Quando o assunto é emagrecimento, todo mundo tem uma dica ou dieta para passar adiante. Certamente você conhece alguém que tenha o hábito de tomar água morna com limão diariamente em jejum. O objetivo seria ativar o metabolismo para que ele funcione melhor ao longo do dia. Mas isso dá certo? Existe alguma base científica que comprove a eficácia do limão para este fim?

 

O limão é excelente fonte de carboidratos, vitamina C e minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Por exemplo, limonada e água com gás com limão espremido são indicados como substituição a refrigerantes nas grandes refeições. Outra propriedade do limão, por ser fonte de ácido ascórbico, potente antioxidante, é ser adicionado a preparações ou frutas (maçã cortada, salada de frutas) para aumentar o tempo de vida e preservar a cor das frutas.

 

Limão é fonte de vitamina C, carboidrato e minerais. Mas e em relação ao emagrecimento? Tomar limão em jejum é verdade ou mito?

 

Não existem alimentos ou medicamentos emagrecedores. Não há algo que possamos ingerir e que sem esforço algum vá reduzir a gordura corporal. A redução de peso ocorre quando conseguimos realizar um “balanço energético negativo”, ou seja, ingerimos menos calorias e/ou aumentamos o gasto energético em atividades do dia a dia e na prática esportiva. Uma equação matemática.

 

No entanto, esse hábito de tomar água morna com limão pela manhã não é totalmente sem função.

 

Líquidos mornos ou quentes estimulam a motilidade intestinal através do que chamamos de efeito gastrocólico. Portanto, tomar água morna ao acordar ajudaria na regularização intestinal, estimulando a evacuação. O papel do limão seria dar sabor.

 

Além disso, o limão, como dito acima, é excelente fonte de vitamina C e, por isso, exerce várias funções importantes no nosso organismo. Confira algumas:

 

• Participa de diversos processos metabólicos como a síntese de colágeno

 

• Aumenta a absorção do ferro não-heme (origem vegetal: feijão, lentilha, espinafre, couve...) ao ser utilizado na grande refeição, prevenindo a anemia.

 

• Age como antioxidante, combatendo os radicais livres e nutre as células

 

• Atua no sistema imunológico

 

• Ajuda na cicatrização, fraturas, contusões e sangramento de gengivas.

 

O limão ainda ajuda no controle da acidez estomacal e, por conter potássio, contribui para aumentar a proporção desse nutriente na nossa dieta.


Reges Costa

Colunista

Nutricionista Esportivo. Pós graduado em Nutrição Esportiva. Acadêmico de Bacharelado em Educação Física. Sócio proprietário da Performance Academia e Studio.

reges_costa@yahoo.com.br


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