Horário de verão termina no final de semana e terá mudança em 2018

Medida iniciará mais tarde neste ano para não atrapalhar o segundo turno das eleições

Por Jhonatan Coppini

13/02/2018 09:45 - Atualizado em 13/02/2018 09:45


Esta semana é a última para quem gosta de aproveitar os dias mais longos. Também é a última para quem detesta esperar até mais tarde o anoitecer. O horário de verão 2017/2018 chegará ao fim no próximo sábado, dia 17, mais precisamente à meia-noite, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

 

Se quando iniciou o dia ficou mais curto, com a perda de uma hora, no final de semana será ganha uma, já que ao chegar à meia-noite os ponteiros voltarão para as 23 horas.



Além de Santa Catarina, o horário de verão vigora nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

O horário de verão está em vigência desde o dia 15 de outubro do ano passado. Com a medida, o Ministério de Minas e Energia reduz o consumo em boa parte do território nacional nos horários de pico, evitando o uso de usinas térmicas. Em 2016 o horário de verão resultou numa economia de R$ 162 milhões aos cofres públicos, segundo o governo.

 

Menos tempo

 

Uma mudança de duas semanas foi imposta para o próximo horário de verão. Assinado pelo presidente Michel Temer (PMDB), um decreto estabelece que a próxima medida não vai começar na terceira semana de outubro, mas no primeiro domingo de novembro, com os relógios sendo adiantados em uma hora no dia 4 de novembro de 2018. A mudança foi adotada para impedir que a diferença de horários no Brasil afete o segundo turno das eleições, previsto para o último final de semana de outubro.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.