Safra de arroz gera arrecadação de R$ 1,06 bilhão e emprega 30 mil trabalhadores em Santa Catarina

Produção é a segunda maior do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul

Por Oeste Mais

14/01/2018 09:41 - Atualizado em 31/01/2018 23:11


Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do país com, 7.250 mil quilos colhidos em média por hectare, como mostrou o Jornal do Almoço deste sábado, dia 13.

 

O produto ocupa a oitava posição no ranking econômico agropecuário catarinense, gerando uma arrecadação anual de R$ 1,06 bilhão por safra.

 

A semente "Cultivar 121" foi desenvolvida em terras catarinenses. Foram 12 anos de pesquisas para ser resistente à brusone, a doença mais comum na lavoura. Ao todo, 70% dos 150 mil hectares plantados de arroz são alagados antes da safra. São 160 dias de trabalho.

 

As sementes são lançadas entre os meses de agosto e setembro. Já nos meses de fevereiro e março ocorre a colheita. O produto vai para uma das 66 indústrias catarinenses e, depois, para a mesa do estado e do país, principalmente do Norte e Nordeste.

 

O arroz dá emprego a 30 mil trabalhadores no estado. Eles atuam na produção, desde os estágios de plantio e colhimento nas lavouras, até nos trabalhos de fabricação e distribuição do produto.

Do G1 SC


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.